Personalidade: Anatoliy Grigorievich Isachenko

Fonte: sbpu.ru
Anatoliy Grigorievich Isachenko (1922-) é professor emérito da Universidade Estatal de São Petersburgo, tendo sido agraciado como Trabalhador Honrado da Ciência da Federação Russa (1999), prêmio nacional concedido a cientistas de mérito extraordinário.

Seu trabalho tem sido reconhecido principalmente no âmbito da Regionalização Físico-Geográfica, a área da Geografia que se ocupa com a diferenciação e estudo de geossistemas regionais. Seu trabalho mais notável trata da Ciência da Paisagem e Regionalização Físico-Geográfica, publicado inicialmente em 1966 (em russo) e traduzido para o inglês em 1973, contando com uma nova edição em 1991.

A referida obra apresenta uma introdução ao que tem sido chamado no Brasil de Geoecologia e ou Geografia Física Integrada. O destaque vai para seu esquema para determinação de geossistemas regionais, que tem sido amplamente aceito na Rússia e países da antiga União Soviética e que, infelizmente (e principalmente por causa do idioma) é pouco conhecido em nosso país.

Dentre as tentativas para divulgar o trabalho de A.G. Isachenko, principalmente seu sistema taxonômico de unidades (SUT), destacamos o livro de Rodriguez, Silva e Cavalcanti (2004) e a minha dissertação (CAVALCANTI, 2010).

Em um dos livros da série ‘Mundo Natural’ intitulado ‘Paisagens’ Isachenko e Shliapnikov (1989) apresentam uma tipologia de paisagens do mundo, agrupadas em pouco mais de 600 grupos, incluindo as paisagens da América do Sul (Cf. CAVALCANTI, 2013).


Referências
CAVALCANTI, L. C. S. Da Descrição de Áreas à Teoria dos Geossistemas: uma Abordagem Epistemológica sobre Sínteses Naturalistas. Tese (Doutorado em Geografia). Recife: UFPE. 2013. 217p.

CAVALCANTI, L. C. S. Geossistemas do Estado de Alagoas: uma contribuição aos estudos da natureza em geografia. Dissertação (Mestrado em Geografia). Recife: UFPE. 2010. 132p.

ISACHENKO, A.G. Ciência da Paisagem e Regionalização Físico-Geográfica. Moscou: Vyshaya Shkola. 1991. 370p. Em russo.

ISACHENKO, A.G. Principles of Landscape Science and Physical Geographic Regionalization. Melbourne: MUP. 1973. 311p.

ISACHENKO, A.G.; SHLIAPNIKOV, A.A. Paisagens. Moscou: MISL. 1989. 504p. Em russo.

RODRIGUEZ, J.M.M.; SILVA, E.V.; CAVALCANTI, A.P.B. Geoecologia das paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 2.ed. Fortaleza: Edições UFC. 2004. 222p.

Comentários

Postagens mais visitadas